Wednesday, October 04, 2006


É um absurdo!

Hoje fui informado que no último 29 de setembro o Professor Doutor Ivan Gilberto Sandoval Falleiros, diretor da Escola Politécnica da USP, assinou a portaria interna 942 que, entre outros pontos, proibe o uso de p2p (peer-to-peer) na poli.

Eu, pessoalmente, discordo deste tipo de política que, ao abaixar a cabeça às pressões da indústria de entretenimento, acaba prejudicando usos legítimos da tecnologia.

Concordo com o termo 2 da portaria. Devemos respeitar o direito autoral e a propriedade intelectual. Entretanto, a solução proposta (e, nesta portaria, imposta) para o problema é um retrocesso.

Nas redes de peer-to-peer não trafega apenas material ilegal. Elas são também usadas para distribuição eficiente de arquivos públicos ou cuja licença de uso permite a livre distribuição. Apenas para exemplificar, a comunidade de software livre utiliza redes peer-to-peer para otimizar a distribuição de seus softwares. Veja, por exemplo, esta página do Debian (distribuição GNU/Linux): http://www.debian.org/CD/torrent-cd/

O peer-to-peer possibilita prover as necessidades da comunidade a um custo muito menor do que o de manutenção de servidores de hospedagem de desempenho equivalente.

Vale citar a seguinte analogia: "Não devemos proibir a faca para evitar o esfaqueamento. Devemos, sim, permitir que o cozinheiro use a faca e condenar o assassino."

E como um colega meu observou, percebam também que seria absolutamente possível algum dia aparecer uma portaria proibindo a instalação e uso de scanners pois eles podem eventualmente (mas, lembrem-se, nem sempre!) ser usados para fazer cópias ilegais de livros.

Acredito que o peer-to-peer deve voltar a ser permitido na poli e devemos definir uma alternativa tecnologica para combater a pirataria que não seja danosa àqueles que fazem o uso legal da tecnologia em questão. Além disso, sinto-me na obrigação de alertar as pessoas de outras unidades da USP sobre esta questão para que não permitam que portarias similares sejam-lhes impostas em suas respectivas unidades.

No comments:

Post a Comment